A Alma e o Ser - Bruce Lee

Trecho do livro O tao do Jet Kune Doo

"O objetivo da arte é projetar para o mundo; declarar, em uma criação estética, o espírito mais íntimo e as experiências pessoais de um ser humano. É permitir que essas experiências sejam inteligíveis e geralmente reconhecidas dentro da estrutura total de um mundo ideal.

 

A arte se revela no entendimento psíquico da essência interior das coisas e dá forma à relação do homem com o nada, com a natureza do absoluto.

 

A arte é uma expressão da vida e transcende o tempo e o espaço. Devemos empregar nossa própria alma através da arte para oferecer uma nova forma e um novo significado para a natureza ou para o mundo.

 

A expressão de um artista é a exibição de sua alma, educação e compostura.  Por trás de todos os movimentos, a música de sua alma se torna visível.

 

Caso contrário, seus movimentos são vazios, e movimentos vazios são como palavras vazias: não tem sentido.

 

Elimine o pensamento confuso e trabalhe a partir de sua raiz.

 

A arte nunca é decorativa, ornamental. Ela é um trabalho de esclarecimento. A arte, em outras palavras, é uma técnica para adquirir liberdade.

 

A arte demanda o domínio completo das técnicas desenvolvidas pela reflexão dentro da alma.

 

"Arte natural" é o processo artístico dentro do artista. Seu significado é "arte da alma". Todos os vários movimentos de todas as ferramentas significam um passo no caminho para o mundo estético absoluto da alma.

 

Criação, na arte, é a revelação psíquica da personalidade que está enraizada no nada. Seu efeito é um aprofundamento da dimensão pessoal da alma.

 

A arte natural é a arte da alma em paz, como o luar refletido em um lago. O objetivo final do arista é usar sua atividade diária para se tornar um mestre da vida e, então, tirar proveito da arte da vida. Os mestres de todas as ramificações das artes devem, primeiro, ser mestres da vida, já que a alma cria tudo.

 

Todas as noções vagas devem sucumbir antes que um aprendiz possa se autodenominar mestre.

 

A arte é o caminho para o absoluto e para a essência da vida humana. O objetivo da arte não é a promoção unilateral do espírito, da alma e dos sentidos, mas sim a abertura de todas as capacidades humanas (pensamento, sentimento, vontade) para o ritmo da vida no mundo da natureza. Assim, a voz silenciosa será ouvida e o ego será harmonizado com ela. 

 

Habilidade artística, portanto, não significa perfeição artística. Ela representa um meio contínuo ou um reflexo de algum passo no desenvolvimento psíquico, cuja perfeição não deve ser encontrada no aspecto e no formato, mas deve irradiar da alma humana.

 

A atividade artística não se encontra na própria arte. Ela penetra em um mundo mais profundo no qual todas as formas de arte (de coisas vividas internamente) fluem juntas, e onde a harmonia da alma e do cosmos no nada possui seu resultado na realidade."

 

O processo artístico, portanto, é a realidade, e a realidade é a verdade.

SIGA-ME

  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon

© 2019 por Felipe Turner